As características da arquitetura colonial de Santa Maria Madalena da lagoa do sul (atual Marechal)

 Notamos na atual cidade de Marechal Deodoro aspectos do Período colonial , temos a arquitetura era símbolo de poder econômico, como a eira e a beira. A expressão “sem eira nem beira”, que significa sem recursos, na miséria, vem de elementos de edificações coloniais, as casas das pessoas mais importantes e ricas tinham as duas estruturas – eira e beira – no acabamento do telhado, Construções comércio embaixo e em cima a residência e Utilização de construções verticais no caso as Igrejas Católicas.
 Em relação à cidade que era chamada de Lagoa do sul as ordens religiosas Católicas Apostólicas Romanas Fundaram igrejas e conventos; 1660 os Franciscanos liderados por Frei Pedro de São Paulo fundaram a edificação que se transformou Igreja conventual de Santa Maria Madalena  que foi terminada 1793.
Convento Santa Maria madalena; foto Cabral
A Igreja de N.S Do Amparo construída sobre a liderança do Vigário Veríssimo Rodrigues Rangel em 1757 e concluída em 1860 da Irmandade de nossa  senhora do Amparo(Homens Pardos ); A Irmandade do rosário (Homens pretos), Construíram a Igreja N.S do Rosário em 1834 e a Igreja Matriz de N.S da Conceição construída pelo Português  João  Esteves  na qual foi destruída pelos Holandeses.


Casa com  porta partidas

Conjunto  de Casas térreas com eiras e beiras e porta partidas

casa: comércio embaixo e em cima a residência ,característica portuguesa.

Conjunto de   portas partidas e casas térreas com biqueiras



Lagoa Manguaba 




Igreja do Rosário, irmandade do Rosário(Homens pretos), 31 de agosto 1834

Convento do Carmo,Ordem dos Carmelitas edificado 26 de março de 1722







Palácio Provincial(atual Prefeitura) 
 



Igreja do Amparo
Igreja construída pela ordem dos Homens pardos em 31 de agosto de 1757







FOTOS: PROF CABRAL

Comentários

  1. Interessante o seu blog. Cheguei aqui procurando material sobre a história de Maceió / Alagoas.

    Sou neto de Waldemar Durval Falcão Lima, bem como sobrinho de Fernando Lima e Olímpia Falcão Lima, citados no livro Maceió de Outrora de Felix Lima Júnior. Saberia me informar livros que contenham a história das famílias alagoanas daquela época?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas