Vida e Obra de Lucarini




Teatro Deodoro, Palácio Floriano Peixoto, Palácio da Intendência e Tribunal de Justiça, em Maceió. Em Penedo, o Teatro Sete de Setembro. Além da beleza arquitetônica e de guardar muito da história de Alagoas, você sabe o que estes patrimônios têm em comum? Todos foram planejados por um único mestre da arquitetura: Giovanni Luigi Giuseppe Lucarini (1842-1907).

Nascido na Itália, Lucarini é um dos responsáveis pela construção da paisagem urbana de Maceió e Penedo na virada do século XIX para o século XX. No entanto, pouquíssimos são os registros sobre sua trajetória. Foi desta constatação que surgiu a ideia do livro Luigi Lucarini: Vida e Obra. O lançamento será nesta sexta-feira (29), às 18h30, em um dos projetos mais imponentes do arquiteto, o Teatro Deodoro.

“Era preciso um reconhecimento de Lucarini pelas novas gerações. Este livro é o primeiro registro oficial. Decidimos que mesmo o Deodoro estando em reforma, seria lá o lançamento. É uma homenagem ao centenário do teatro”, disse Vania Amorim, trineta do arquiteto e organizadora do livro.

A publicação é resultado de três anos de pesquisas realizadas em Maceió, Penedo, Rio de Janeiro, Nápoles, Roma e Lucca, cidade em que o arquiteto nasceu. Idealizado pelo Instituto do Desenvolvimento Humano (Idesh), por meio de Recursos do Ministério da Cultura (MinC), o obra tem texto final do jornalista Plínio Lins.

Luigi Lucarini: Vida e Obra traz relatos sobre a tradição artística da família Lucarini, a formação acadêmica do arquiteto, a participação - aos 21 anos - na Guerra de Unificação da Itália, e os detalhes sobre sua vinda ao Brasil, ocorrida em meio à crise na Itália e ao movimento europeu para o Novo Mundo. O leitor ainda conhecerá fotos do próprio arquiteto, até então desconhecidas da população.

O livro é muito mais que biografia de um importante personagem da história de Alagoas, são fragmentos da evolução urbana do Estado. Editada em versão bilíngue português/italiano, a obra tem tiragem não-comercial e será distribuída em todas as bibliotecas públicas e faculdades de arquitetura do Estado.

Suana Nobre
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas