Pesquisa revela que mais de 2 mil turistas visitaram a Serra da Barriga


No primeiro trimestre, a pesquisa mostra que o total de visitantes foi de 1.269
Dados cedidos à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) pela Secretaria Municipal de Turismo de União dos Palmares revela o número de pessoas que visitaram a Serra da Barriga, no primeiro semestre de 2013. Um total de 2.161 turistas, entre brasileiros e estrangeiros, passaram pela região de janeiro a junho.
No primeiro trimestre, a pesquisa mostra que o total de visitantes foi de 1.269. Entre os brasileiros que estiveram na serra, 748 são da região Nordeste e 408 são do Sudeste, sendo 271 só do mercado emissor de São Paulo. Já os estrangeiros vieram da Europa e América Latina.
O fluxo de turistas registrado no segundo trimestre foi de 892. A maioria foi da região Nordeste, 716, e do Sudeste foram 135 pessoas. Os estrangeiros vieram da Europa e América do Norte.
A Serra da Barriga, Patrimônio Histórico Nacional, é muito procurada por possuir um dos maiores ícones do período escravocrata da luta contra a escravidão, Zumbi dos Palmares.
Para quem gosta de se aventurar, União dos Palmares oferece, além da trilha na Serra da Barriga, o Engenho Anhumas onde se vivencia a magia do lugar e o resgate da era dos negros. São passeios que unem turismo de aventura cultural e étnico.
A região dos quilombos, uma das cinco de Alagoas, composta por 23 municípios – de acordo com o recorte do Plano Estadual de Turismo e ativamente trabalhando o turismo vocacional da região– vem sendo desenvolvida turisticamente através dos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura, gastronômico, cultural e étnico, este último já consolidado pelo seu forte agravo histórico e cultural.


Por Guiomar Novais http://www.tribunahoje.com/

Comentários

Postagens mais visitadas